Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Alferes Linux 6.0.3
Alferes é uma customização do sistema operacional Ubuntu 10.04.1 LTS (Lucid Lynx - long time support) desenvolvido pela Policia Militar de Minas Gerais. Ele contém todos os aplicativos que você precisa – um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais para garantir a produtividade dos trabalhos administrativos nas unidades.
Um dos principais benefícios do software livre é a possibilidade de personalização, ele pode ser facilmente modificado de acordo com a necessidade de cada usuário ou empresa aumentando as funcionalidades e segurança do sistema bem como proporcionando economia de recursos por se tratar de um software livre e gratuito.
A versão 6.0 do Alferes Linux traz uma nova roupagem como interface, temas, rapidez na inicialização (boot) e correção de vários bugs que dantes eram corrigidos extemporaneamente ao lançamento da versão oficial, vários drivers para periféricos e novos dispositivos tais como impressoras, scanner, placa de vídeo etc...
Com a base de LTS ( long time support) a versão 6.0 terá suporte por 2 anos não necessitando de sobreposição de esforços para compilar nova versão a cada seis meses; sendo a versão do Ubuntu cujo lançamento ocorre pelo mesmo período e é a mais estável das versões.
Está incorporado o novo Open Office 3.2 uma suíte de aplicativos para escritório com suporte para os documentos do Microsoft Office 2007/2010 com extensão .docx ect... Correção de bugs suportando os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT e outros para o Calc (planilha) etc...

É com esta suíte de aplicativos que fazemos os documentos do dia-a-dia tais como ofícios, memorandos, sindicâncias, escalas etc..

O navegador para internet (web browser) é por padrão o mozila Firefox na sua versão mais atual levando-se em consideração de ser livre e atender a praticamente todos os requisitos de navegabilidade dos sistemas da PMMG bem como de internet.

Na PMMG o Alferes Linux é desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Sistemas através do Centro de Tecnologia em Sistemas.

O canal de comunicação para sugestões, dúvidas, suporte e outrosrelativos à versão do SO Alferes Linux 6.0 ou outras versões será a caixa administrativa do PA - Alferes Linux ou pelo telefone (31)2123-1117

Foram utilizados como piloto de instalação microcomputadores da administração do CTS que, em torno de 90%, possuem a seguinte configuração mencionada abaixo e o retorno sobre o desempenho da nova versão foi satisfatória para os seus desenvolvedores.

Processador – Intel Celeron

Memória RAM – 512 DDR 2

HD – SATA 160 GB

Monitor LCD 17”

Você pode baixar o Sofware gratuitamente aqui e consultar a documentação aqui.

Comentários

Mais vistas da semana

Busca do Google para Android agora encontra dados "escondidos" em apps

Google libera para desenvolvedores nova ferramenta de linguagem natural

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Líderes mostram porque os dados são o novo petróleo

IBM investirá US$ 1 bilhão no software Linux