Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Alferes Linux 6.0.3
Alferes é uma customização do sistema operacional Ubuntu 10.04.1 LTS (Lucid Lynx - long time support) desenvolvido pela Policia Militar de Minas Gerais. Ele contém todos os aplicativos que você precisa – um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, comunicador instantâneo e muito mais para garantir a produtividade dos trabalhos administrativos nas unidades.
Um dos principais benefícios do software livre é a possibilidade de personalização, ele pode ser facilmente modificado de acordo com a necessidade de cada usuário ou empresa aumentando as funcionalidades e segurança do sistema bem como proporcionando economia de recursos por se tratar de um software livre e gratuito.
A versão 6.0 do Alferes Linux traz uma nova roupagem como interface, temas, rapidez na inicialização (boot) e correção de vários bugs que dantes eram corrigidos extemporaneamente ao lançamento da versão oficial, vários drivers para periféricos e novos dispositivos tais como impressoras, scanner, placa de vídeo etc...
Com a base de LTS ( long time support) a versão 6.0 terá suporte por 2 anos não necessitando de sobreposição de esforços para compilar nova versão a cada seis meses; sendo a versão do Ubuntu cujo lançamento ocorre pelo mesmo período e é a mais estável das versões.
Está incorporado o novo Open Office 3.2 uma suíte de aplicativos para escritório com suporte para os documentos do Microsoft Office 2007/2010 com extensão .docx ect... Correção de bugs suportando os seguintes formatos: ODT, OTT, SXW, STW, DOC (Word), DOCX (Word 2007), RTF, SDW, VOR, TXT, HTML, PDB, XML, PSW e UOT e outros para o Calc (planilha) etc...

É com esta suíte de aplicativos que fazemos os documentos do dia-a-dia tais como ofícios, memorandos, sindicâncias, escalas etc..

O navegador para internet (web browser) é por padrão o mozila Firefox na sua versão mais atual levando-se em consideração de ser livre e atender a praticamente todos os requisitos de navegabilidade dos sistemas da PMMG bem como de internet.

Na PMMG o Alferes Linux é desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Sistemas através do Centro de Tecnologia em Sistemas.

O canal de comunicação para sugestões, dúvidas, suporte e outrosrelativos à versão do SO Alferes Linux 6.0 ou outras versões será a caixa administrativa do PA - Alferes Linux ou pelo telefone (31)2123-1117

Foram utilizados como piloto de instalação microcomputadores da administração do CTS que, em torno de 90%, possuem a seguinte configuração mencionada abaixo e o retorno sobre o desempenho da nova versão foi satisfatória para os seus desenvolvedores.

Processador – Intel Celeron

Memória RAM – 512 DDR 2

HD – SATA 160 GB

Monitor LCD 17”

Você pode baixar o Sofware gratuitamente aqui e consultar a documentação aqui.

Comentários

Mais vistas da semana

10 Razões para sua empresa largar o Windows e abraçar definitivamente o Linux !

Robôs origamis do MIT podem realizar cirurgias de dentro do corpo humano

Os Sete Princípios que passam a orientar o trabalho de IA Google daqui para frente

IBM adquire Red Hat por cerca de US$ 34 bilhões