Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

Em iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, computadores são distribuídos como forma de ampliação e renovação de parques tecnológicos das escolas

O Centro de Computação Científica e Software Livre recebeu a visita da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), para conhecer o novo notebook que será distribuído a escolas municipais do estado. Esses computadores fazem parte de uma iniciativa chamada  Conectados 2.0, que visa a ampliação e renovação do parque tecnológico das escolas do Estado do Paraná.

Todos os computadores espalhados pelas escolas, levarão o sistema operacional desenvolvido no C3SL, o Linux Educacional, em sua última versão, além de 4GB de memória principal, 128GB de disco SSD e processador Celeron 2.4GHz de dois núcleos. Assim, o grupo de pesquisa trabalha na homologação para instalação do sistema operacional em fábrica. Com essa iniciativa, 1,5 milhão de estudantes e professores serão beneficiados nas 2140 escolas estaduais do Paraná.

Segundo Paulo Cesar Waltrick, servidor da SEED, “a decisão final pela compra de notebooks se deu após piloto realizado na Escola Estadual Ângelo Trevisan, do município de Curitiba. A equipe já havia identificado que de todos os chamados de suporte recebidos das escolas, a grande maioria dos problemas eram fruto de mal contato nos periféricos dos computadores ou configuração do sistema multiterminal”. Assim, percebeu-se que os laboratórios ficam comprometidos até a visita de um técnico para manutenção, e foi possível colocar uma solução em prática.  Resultados dos projetos já existem: nenhum chamado foi aberto durante o período de um ano, no qual o projeto piloto esteve em teste.

Comentários

Mais vistas da semana

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

6 computadores industriais com painel de toque baseados no Raspberry Pi

Mercado de TI do Brasil voltará a crescer em 2017, aponta Gartner

Coleta de digitais será usada para evitar fraudes no Enem 2016