Internet das Coisas ou das Pessoas - FISL17 vem aí e você está convidado!

De 13 a 16 de julho de 2016, Porto Alegre vai sediar a 17ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL). Realizado desde o ano 2000 pela Associação Software Livre.Org, o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação do mundo anualmente reúne técnicos, educadores, empresários, estudantes e ativistas do conhecimento livre e compartilhado durante quatro dias de intensa programação de palestras, debates e atividades formativas, além de mostras e exposições de tecnologias livre inovadoras.

Para esta edição, o tema de destaque será a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), assunto em pauta nos mais variados âmbitos da tecnologia e mercado, anunciado como a revolução tecnológica que representa o futuro da computação e da comunicação ao conectar em rede os mais diversos objetos e aparelhos do dia-a-dia, como eletrodomésticos e roupas.  No FISL, porém, para além das atividades expondo avanços técnicos em campos como sensores wireless e nanotecnologia, bases de dados, redes e identificação de dispositivos, o tema será abordado com um enfoque diferente: “Internet das coisas ou das pessoas? A importância do software livre no futuro de todos (os) nós". A provocação vai ao encontro da tradição do evento de se pensar a tecnologia de forma crítica, problematizando questões como liberdade e segurança dos usuários e das próprias redes de telecomunicações.

A abertura das inscrições do 17º FISL está prevista para o início de abril, e acontece paralelamente à Chamada de Trabalhos, através da qual a comunidade Software Livre é convidada a submeter propostas de palestras, oficinas e debates que vão compor a grade de programação do Fórum após votação pública. Em 2016, as atividades serão distribuídas em oito Zonas Temáticas: Administração, do Hardware Livre, do Desenvolvimento, dos Jogos e Multimídia, dos Negócios, da Educação, dos Tópicos Emergentes e dos Encontros Comunitários. O evento dispõe ainda de área de mostras e exposições de patrocinadores aberta à visitação pública.

INGRESSOS ANTECIPADOS

É possível adquirir ingressos antecipadamente fazendo uma doação para a Associação Software Livre.Org. Colaborando com R$ 170,00 para a realização do FISL17, você ganha também uma camiseta oficial do evento. Saiba mais.
Vocês estão prontos para o FISL17? =)

Serviço:
17º Fórum Internacional Software Livre - FISL17
13 a 16 de julho de 2016
Centro de Eventos da PUC-RS
Porto Alegre - RS
Inscrições a partir de janeiro.
Atendimento à Imprensa: Gabriel Galli – [email protected] – (51) 9634 2152 / 8124 0853
Associação Software Livre.Org

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Software Livre na Administração Pública

Inteligência artificial estará no centro da computação, diz CEO do Google

Melhore seu Python com um shell interativo