FISL18 está adiado para julho de 2018

Caras e Caros apaixonadas e apaixonados, evangelistas, desenvolvedoras e desenvolvedores, difusores, entusiastas e usuários do Software Livre no Brasil:

Vocês foram os únicos responsáveis por dezessete edições do Fórum Internacional Software Livre. Vocês foram não apenas a razão de ser destas edições de quase duas décadas, mas também as pessoas que sustentaram cada uma delas, com suas milhares de inscrições e muitas centenas de patrocínios estimulados por seus movimentos e relações. Vocês foram as pessoas que deram a cada uma de suas edições, vida, alma, energia e razão para acontecer.

Em síntese, esse Movimento é de cada um de vocês, tem o crédito, a assinatura e a cara de cada um de vocês, com presença ano após ano, ou intercalados, ou episódicos, não importa. Mais que isso, ele é, e continuará sendo, o que cada um de nós estiver disposto a fazer com que ele seja.

Muitos acham que este Fórum Internacional Software Livre, carinhosamente chamado por todos nós de FISL, deveria ter outros formatos, outros tamanhos, outras finalidades.

Que ele deveria mudar e tornar-se mais parecido com este ou aquele evento, mais dinâmico, mais empreendedor, mais focado.

Talvez pelo fato de ter perdido o apoio financeiro dos governos federal, estaduais e municipais, combalidos pela crise econômica mundial, apesar da ironia de que justamente um investimento público maior e sistemático em softwares livres pudesse ajudá-los a mitigar, contornar ou mesmo encaminhar o problema da economia deste país.

Ou, talvez pelo fato de que as empresas, agora em situação dramática, cortam todas as suas despesas "supérfluas", esquecendo que muitas vezes cresceram e muitas vezes saíram da crise com o uso silencioso do software livre em seus processos, ou em seus serviços.

Desde o princípio, nós fizemos a opção pela liberdade. E dado que desejamos preservar nossa missão e radicalizar em nossos propósitos, fazendo o uso, a defesa e a difusão cada vez mais efetivos dos softwares livres, precisamos perseguir a independência total e absoluta de fornecedores.

Foi por esta principal razão que solicitamos não uma mera inscrição, mas uma doação equivalente a possibilidade de cada uma e cada um, em favor do PSL.Br . Um grande esforço nacional e coletivo para a preservação de uma grande ideia.

No entanto, a crise que atinge a nós todos tem provocado retrações e comedimentos de todos, sem exceção, fazendo com que não alcançássemos até aqui, a meta mínima necessária para garantir o evento, sem solução de continuidade para a ASL.Org e para o Projeto.

Nos cumpre informar, contudo, que não esmoreceremos!!!

O FISL está adiado para julho de 2018, na data de costume e por absoluta imposição da conjuntura.


Continuaremos em nosso esforço de captação de doações e patrocínios, assim como continuaremos a organização do temário em conjunto com todas as comunidades que representam esse maravilhoso movimento, mundo a fora.

Além disso, fruto da importância imperiosa de discutirmos acerca de nosso destino e de novas estratégias, no período anunciado de 01 a 04 de outubro, em Porto Alegre, faremos um sério debate, para o qual estão convidados desde já todas e todos que se sentem compromissados com a causa do software livre, para refletirmos sobre "O futuro do software livre no Brasil e no mundo", com o propósito de lançar as bases para a construção de novas estratégias que nos permita avançar na próxima década.

Venha com a gente, faça parte dessa construção.Saudações livres!

Coordenação da ASL.Org

Software Livre - A tecnologia que libertaFisl18 - Fórum Internacional Software Livre

"Informação e comunicação abertas para a sociedade."

11 a 14 de julho de 2018 - Centro de Eventos da PUCRS - Porto Alegre - Brasil

Comentários

Mais vistas da semana

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!

Planejamento e Portabilis divulgam novas funcionalidades do software público i-Educar

Melhore seu Python com um shell interativo

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná