Latinoware 2011 inicia nesta quarta-feira com recorde de participantes

Mais de 3,5 mil participantes, entre estudantes, profissionais e especialistas de diversas áreas da informática são esperados para a VIII Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2011. O evento começa nesta quarta-feira, 19, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A abertura oficial está marcada para as 14h30, no Auditório Cesar Lattes, e deve contar com a presença de diversas autoridades e entusiastas do Software Livre na América Latina. Até sexta-feira, 21, o público poderá participar de uma intensa programação de palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos sobre temas ligados à tecnologia da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

Ainda no primeiro dia, a programação do evento reserva espaço para três importantes palestras. Antes mesmo da abertura oficial, às 10h, Rasmus Lerdorf, criador do PHP – linguagem de programação que hoje impulsiona o Facebook e todos os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo open source – faz a primeira apresentação da conferência. Às 18h, é a vez de Dries Buytaert, o criador do Drupal – um dos principais sistemas de gestão de conteúdo desenvolvidos em código aberto.

Para encerrar o dia, a palestra mais aguardada é a do lendário Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux International, que ainda volta para ministrar a última palestra do evento, em comemoração aos 20 anos do Linux.

Latinoware

Promovida pela Itaipu Binacional, PTI, Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware tem como objetivo difundir e incentivar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia livre nos países da América Latina, além de promover a integração cultural, econômica e tecnológica latino-americana.

Outros eventos paralelos importantes também estão previstos para esta edição, como o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes (IWEEE 2011), que irá discutir ferramentas de software livre que possam ser oferecidas de forma compartilhada aos médicos e instituições de cada país para melhorar a saúde e a educação de seus habitantes.

Também serão realizados durante a conferência o IV Fórum KDE Brasil, com palestras e atividades que vão do desenvolvimento ágil à programação para dispositivos móveis, a V Maratona de Robótica e provas de certificação. Já na parte de exposição, em uma área de 900 m², empresas de todo o País poderão apresentar os seus principais produtos e serviços.

Sustentabilidade

Uma das novidades da Latinoware deste ano será a utilização de dispositivos de comunicação de dados. O aparelho – semelhante a um controle remoto – será distribuído por empréstimo a todos os participantes da conferência. Por meio deles, o público poderá receber informações sobre as empresas presentes.

A inovação foi desenvolvida por empresas incubadas do PTI com o intuito de ampliar a interatividade dos participantes e reduzir o uso do papel. Para o público ter noção do benefício da ação ecológica, um telão eletrônico montado no evento atualizará em tempo real os números da redução promovida.

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Primeiro caixa eletrônico de Bitcoin 100% brasileiro é lançado

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná