Latinoware 2011 inicia nesta quarta-feira com recorde de participantes

Mais de 3,5 mil participantes, entre estudantes, profissionais e especialistas de diversas áreas da informática são esperados para a VIII Conferência Latino-Americana de Software Livre – Latinoware 2011. O evento começa nesta quarta-feira, 19, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A abertura oficial está marcada para as 14h30, no Auditório Cesar Lattes, e deve contar com a presença de diversas autoridades e entusiastas do Software Livre na América Latina. Até sexta-feira, 21, o público poderá participar de uma intensa programação de palestras, oficinas, mesas-redondas e minicursos sobre temas ligados à tecnologia da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

Ainda no primeiro dia, a programação do evento reserva espaço para três importantes palestras. Antes mesmo da abertura oficial, às 10h, Rasmus Lerdorf, criador do PHP – linguagem de programação que hoje impulsiona o Facebook e todos os principais sistemas de gerenciamento de conteúdo open source – faz a primeira apresentação da conferência. Às 18h, é a vez de Dries Buytaert, o criador do Drupal – um dos principais sistemas de gestão de conteúdo desenvolvidos em código aberto.

Para encerrar o dia, a palestra mais aguardada é a do lendário Jon “Maddog” Hall, presidente da Linux International, que ainda volta para ministrar a última palestra do evento, em comemoração aos 20 anos do Linux.

Latinoware

Promovida pela Itaipu Binacional, PTI, Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware tem como objetivo difundir e incentivar o desenvolvimento e a adoção da tecnologia livre nos países da América Latina, além de promover a integração cultural, econômica e tecnológica latino-americana.

Outros eventos paralelos importantes também estão previstos para esta edição, como o Workshop Internacional sobre e-Health em Economias Emergentes (IWEEE 2011), que irá discutir ferramentas de software livre que possam ser oferecidas de forma compartilhada aos médicos e instituições de cada país para melhorar a saúde e a educação de seus habitantes.

Também serão realizados durante a conferência o IV Fórum KDE Brasil, com palestras e atividades que vão do desenvolvimento ágil à programação para dispositivos móveis, a V Maratona de Robótica e provas de certificação. Já na parte de exposição, em uma área de 900 m², empresas de todo o País poderão apresentar os seus principais produtos e serviços.

Sustentabilidade

Uma das novidades da Latinoware deste ano será a utilização de dispositivos de comunicação de dados. O aparelho – semelhante a um controle remoto – será distribuído por empréstimo a todos os participantes da conferência. Por meio deles, o público poderá receber informações sobre as empresas presentes.

A inovação foi desenvolvida por empresas incubadas do PTI com o intuito de ampliar a interatividade dos participantes e reduzir o uso do papel. Para o público ter noção do benefício da ação ecológica, um telão eletrônico montado no evento atualizará em tempo real os números da redução promovida.

Comentários

Mais vistas da semana

Busca do Google para Android agora encontra dados "escondidos" em apps

Google libera para desenvolvedores nova ferramenta de linguagem natural

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Líderes mostram porque os dados são o novo petróleo

IBM investirá US$ 1 bilhão no software Linux