Samsung cria sistema operacional open source para Internet das Coisas

A Samsung está desenvolvendo um novo sistema operacional (OS) para Internet das Coisas, com a esperança de se tornar grande protagonista em um mercado de milhões de aplicações inteligentes para casa, wearables e equipamentos industriais que estão por vir. 
O sistema, que será open source e ainda não conta com um nome, ajudará dispositivos a executarem rapidamente tarefas simples sem a intervenção humana. Por exemplo, o software poderia instruir uma porta a abrir e as luzes se acenderem quando uma pessoa se aproxima de sua casa.
Um sistema operacional em tempo real processa dados rapidamente, sem atrasos virtuais. Um exemplo é o VxWorks da Intel que foi usado no robô de exploração espacial da Nasa, o Mars Rover.
Ao tornar um novo OS open source, a Samsung também aumenta as chances de sua adoção entre a comunidade de desenvolvedores e diz que permitirá melhor operabilidade entre os dispositivos.
O objetivo da sul-coreana é, de certa forma, evitar o cenário fragmentado dos sistemas operacionais em dispositivos móveis, particularmente o Android, que já levantou dificuldades em interoperabilidade, compatibilidade de chips e desenvolvimento de atualizações de software.
A tecnologia poderia se tornar uma versão do Tizen, que já é usado pela Samsung em smartwatches e TVs.
Uma das possibilidades é que o novo sistema operacional poderia permitir desenvolvedores conectarem a plataforma de nuvem da Samsung, a SAMI, para serviços como analytics e segurança. Um serviço em nuvem poderia decidir se liga ou não um aparelho de ar-condicionado baseado nos dados meteorológicos coletados. Da mesma forma, poderia analisar informações sobre saúde baseadas em dados coletados ao longo do tempo.
A plataforma também deve ser compatível com outras plataformas de desenvolvimento de IoT, como o Brillo do Google e mbed da ARM. Mais detalhes sobre o novo sistema operacional da companhia devem ser revelados no próximo mês durante sessão na Samsung Developer Conference, em São Francisco.

Fonte: Computerworld

Comentários

Mais vistas da semana

Software Livre na Administração Pública

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Melhore seu Python com um shell interativo

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

Planejamento e Portabilis divulgam novas funcionalidades do software público i-Educar