Melhore seu Python com um shell interativo

A linguagem de programação Python tornou-se uma das linguagens mais populares usadas em TI. Uma razão para esse sucesso é que ele pode ser usado para resolver uma variedade de problemas. Do desenvolvimento da web à ciência de dados, aprendizado de máquina para automação de tarefas, o ecossistema Python é rico em estruturas e bibliotecas populares. Este artigo apresenta alguns shells úteis do Python disponíveis na coleção de pacotes do Fedora para facilitar o desenvolvimento.

Shell Python

O Shell Python permite usar o interpretador em um modo interativo. É muito útil testar código ou tentar uma nova biblioteca. No Fedora você pode invocar o shell padrão digitando python3 em uma sessão de terminal. Alguns shells mais avançados e aprimorados estão disponíveis para o Fedora, no entanto.

IPython

O IPython fornece muitos aprimoramentos úteis para o shell Python. Os exemplos incluem preenchimento de guias, introspecção de objetos, acesso ao shell do sistema e recuperação do histórico de comandos. Muitos desses recursos também são usados ​​pelo Notebook Jupyter , já que ele usa o IPython por baixo.

Instalar e executar o IPython

dnf install ipython3
ipython3
 
Usando a conclusão da tabulação, você pergunta com possíveis escolhas. Esses recursos são úteis quando você usa uma biblioteca desconhecida.
 
 
Se você precisar de mais informações, use a documentação digitando o ? comando. Para mais detalhes, você pode usar o ?? comando.
 
 
Outro recurso interessante é a capacidade de executar um comando de shell do sistema usando o ! personagem. O resultado do comando pode então ser referenciado no shell IPython.
 
 
Uma lista abrangente de recursos do IPython está disponível na documentação oficial .

bpython

O bpython não faz tanto quanto o IPython, mas oferece um conjunto útil de recursos em um pacote simples e leve. Entre outros recursos, o bpython oferece:
  • Destaque de sintaxe in-line
  • Preenchimento automático com sugestões enquanto você digita
  • Lista de parâmetros esperada
  • Capacidade de enviar ou salvar código para um serviço ou arquivo pastebin

Instalar e executar o bpython

 dnf install bpython3
 bpython3 
 
Conforme você digita, o bpython oferece opções para completar automaticamente seu código.
 
 
Quando você chama uma função ou método, os parâmetros esperados e a docstring são exibidos automaticamente.
 
 
Outro recurso interessante é a capacidade de abrir a sessão atual do bpython em um editor externo ( Vim por padrão ) usando a tecla de função F7 . Isso é muito útil ao testar programas mais complexos.
Para mais detalhes sobre configuração e recursos, consulte a documentação do bpython.

Conclusão

Usar um shell Python aprimorado é uma boa maneira de aumentar a produtividade. Ele oferece recursos aprimorados para escrever um protótipo rápido ou experimentar uma nova biblioteca. Você está usando um shell Python aprimorado? Sinta-se à vontade para mencioná-lo na seção de comentários abaixo.

Por Clément Verna 

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

10 Razões para sua empresa largar o Windows e abraçar definitivamente o Linux !

Robôs origamis do MIT podem realizar cirurgias de dentro do corpo humano

Os Sete Princípios que passam a orientar o trabalho de IA Google daqui para frente

IBM adquire Red Hat por cerca de US$ 34 bilhões