IBM Brasil firma parceria com UFMG para pesquisa em nanotecnologia

Nessa sexta-feira (15), a IBM Brasil anunciou um convênio de cooperação entre seu Laboratório de Pesquisa e o Laboratório de Nanoespectroscopia da Universidade Federal de Minas Gerais (LabNS/UFMG) para estudo de nanociência e nanotecnologia no País. 
A parceria tem como objetivo investigar novos materiais, conceitos de dispositivos e métodos de medição em nanoescala para desenvolvimento científico e tecnológico de futuras aplicações industriais em recursos naturais, especialmente, na área de óleo e gás.
Segundo a IBM, a companhia tem trabalhado em estudos de nanociência e nanotecnologia e modelos computacionais focados na interação de materiais líquidos e sólidos no segmento petroleiro nos últimos três anos. 
O foco é usar a nanotecnologia para ajudar a indústria a extrair mais óleo das rochas nos poços de petróleo. 
Com o acordo, tal conhecimento será unido à experiência em instrumentação científica do LabNS para construção de equipamentos e métodos que viabilizem a aplicação da pesquisa no mercado. 
Apesar do segmento de óleo e gás ser o primeiro a ser beneficiado pelo projeto, o acordo permite adicionar novos programas técnicos e, no futuro, incluir outras áreas de pesquisa, como biotecnologia e saúde, informou a IBM Brasil. 

Fonte: IDGNOW!

Comentários

Mais vistas da semana

Busca do Google para Android agora encontra dados "escondidos" em apps

Google libera para desenvolvedores nova ferramenta de linguagem natural

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Líderes mostram porque os dados são o novo petróleo

IBM investirá US$ 1 bilhão no software Linux