Mozilla Firefox ganha versão traduzida em guarani

A versão do navegador de internet Mozilla Firefox em idioma guarani foi apresentada nesta segunda-feira em Assunção como uma ferramenta de acesso ao mundo digital para oito milhões de falantes de países como Paraguai - onde é oficial junto ao espanhol -, Brasil, Bolívia e Argentina.

Esta é a primeira vez que o Mozilla Firefox adapta seu explorador para uma língua nativa da América Latina. A nova versão, chamada Aguaratata (Raposa de fogo, em guarani), é o resultado de dois anos de trabalho de acadêmicos da Universidade Nacional de Assunção (UNA), que traduziram cerca de 45 mil palavras para o navegador. 

O criador e coordenador do projeto, Alcídes Torres, disse à Agência Efe que o guarani do Aguaratata não tem muitas diferenças em relação ao que é utilizado nas ruas.

"A ideia é uma tradução muito amigável e que não gere complicações. A expectativa é muito grande e queremos que o produto tenha vida", disse Torres.

Apesar de não ter recebido salário e o projeto ter tido custo zero, Torres considerou a iniciativa como "uma contribuição com a tecnologia do Paraguai para que todos possam acessar o mundo digital".

O guarani é um idioma principalmente oral e 90% das pessoas no Paraguai são bilíngues em espanhol e guarani. Segundo o último censo nacional, 57% da população paraguaia só se comunica nessa em guarani.

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Software Livre na Administração Pública

Inteligência artificial estará no centro da computação, diz CEO do Google

Melhore seu Python com um shell interativo