Tecnologia auxilia no combate a Dengue


A Ecovec uma empresa de biotecnologia e bioinformática que reúne as competências de vigilância epidemiológica, entomologia aplicada, biologia molecular e tecnologia da informação desenvolveu um sistema web e o disponibilizou gratuitamente para todas as prefeituras do Brasil como uma ferramenta auxiliar para o monitoramento de epidemias.

Através de seus programas é disponibilizado informações que permitem aos clientes tomarem as melhores medidas de controle para prevenção de epidemias como a Dengue.

Uma das plataformas desenvolvidas pela Ecovec trata-se do Dengue Map, um sistema online que efetua o mapeamento de casos de Dengue com interação direta dos agentes de saúde.

O Dengue Map é uma ferramenta gratuita para análise visual de casos de dengue. Com ele é possível mapear casos de dengue na sua cidade e tomar ações de controle mais rápidas e assertivas. O sistema está disponível pela internet para todas as prefeituras usarem gratuitamente.


Atuando na área de prevenção à dengue a mais de 10 anos, percebeu que uma solução simples de visualização de casos da doença poderia ajudar bastante no trabalho de prevenção à dengue das prefeituras. Especificamente, foi percebido que alguns gestores de programas da dengue precisam de ferramentas para mapear e analisar casos de dengue, utilizando informações que os municípios já possuem através de levantamento periódico. Atualmente existem poucas ferramentas disponíveis no mercado e as ferramentas que existem são pagas e com preço alto para a grande maioria dos municípios. A solução da Ecovec foi desenvolver uma plataforma gratuita para usuários que possibilita mapeamento e análise visual de casos de dengue utilizando servidores e ferramentas de geoprocessamento de baixo custo, inclusive utilizando de API disponibilizada pelo Google. Todo o projeto foi desenvolvido a partir do princípio que gestores de saúde possam tomar decisões sobre controle da doença baseado em análises geo-espaciais de casos da dengue, sem gastos adicionais para o município. Com o Dengue Map é possível mapear os casos de dengue na cidade, analisar os dados por semana e bairros, e visualizar o histórico de casos por semana epidemiológica. O Dengue Map também gera relatórios de acompanhamento online.
O Dengue Map oferece:
• Mapeie os casos de dengue na sua cidade
• Analise os dados por semana e bairros
• Obtenha histórico dos casos por semana epidemiológica
• Gere relatórios de acompanhamento online
• Os dados são seguros e totalmente confidenciais
• Use o sistema de forma gratuita

A prefeitura que tiver interesse em criar conta gratuita no Dengue Map, deve entrar em contato com a Ecovec.

Comentários

Mais vistas da semana

Sua árvore genealógica com Gramps!

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

iDempiere uma suíte ERP/CRM de capacidade global e opensource!