Volkswagen construirá sua nuvem privada com OpenStack

Montadora revelou que pretende usar a plataforma de cloud computing para rodar serviços das marcas VW, Audi e Porsche

O grupo Volkswagen construirá sua nuvem privada com o OpenStack. A montadora revelou que pretende usar a plataforma de cloud computing para rodar serviços das marcas VW, Audi e Porsche.
A companhia alemã passou os últimos dois anos avaliando qual tecnologia seria mais adequada a suas demandas.
A opção foi adotar uma solução open source para integrar milhares de conexões de seus data centers espalhados pelos Estados Unidos, Europa e Ásia.
A empresa não descarta, contudo, incorporar recursos de nuvens públicas e, assim, aproveitar-se do benefício de ambientes híbridos.
Quando concluído, o projeto será uma das dez maiores nuvens privadas em produção baseadas em OpenStack, comentou Boris Renski, cofundador e CMO da Mirantis, consultoria responsável pela iniciativa.
De acordo com uma pesquisa de outubro de 2015 da OpenStack Foundation, apenas 7% dos esforços na plataforma contemplam mais de 1 mil interconexões (nodes).
Além disso, somente 2% das empresas que usam a tecnologia se enquadram na vertical de manufatura.
“O Group IT Cloud será uma nova forma de entregar aplicações na Volkswagen, na escala necessária, em uma única rede global e para todas nossas marcas”, comentou Mario Mueller, diretor de TI da montadora.
O executivo afirmou que os sistemas desenvolvidos a partir de agora rodarão no ambiente em nuvem devem, aos poucos, podem substituir legados.
A solução será construída sobre equipamentos x86, usando sistema operacional Red Hat e virtualização Kernel Virtual Machine (KVM).

Fonte: ComputerWorld

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Melhore seu Python com um shell interativo

Sua árvore genealógica com Gramps!