Nova Versão do DataViva será lançada na UFMG

Uma plataforma que possibilite bilhões de visualizações e cruzamentos de dados sobre as exportações, as atividades econômicas locais e ocupações em todo o Brasil, e que ao mesmo tempo seja de fácil navegabilidade e interaja com o usuário. Assim é a nova plataforma DataViva, uma ferramenta desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que terá uma versão atualizada, completamente remodelada, e que será lançada no dia 11 de maio, às 16 horas no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A plataforma DataViva responde questões como: Quem são os principais parceiros comerciais para as importações e exportações de estado ou município? Quais as ocupações que mais empregam em determinado município ou no país? Qual o tipo de mão de obra mais abundante na minha região? Que tipo de indústria é mais adequado às capacidades de determinado município?
Além da atualização dos dados, a nova plataforma possibilita que, com poucos cliques, o usuário chegue à informação desejada. Para facilitar a navegação, a ferramenta foi separada de acordo com três perfis, divididos entre Empreendedores, Agentes de Desenvolvimento, Acadêmicos e Estudantes. Com isso, o usuário já identificando em qual perfil se encaixa, conseguirá de uma forma mais rápida, ter acesso à informação que esteja procurando.
De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, a nova plataforma visa contribuir para o desenvolvimento regional, pois conta com importantes informações que podem ser úteis para a tomada de decisões de investimento e formação das políticas públicas. “Trata-se também de uma enorme ferramenta de pesquisa que pode auxiliar empresários e empreendedores, acadêmicos em trabalhos científicos e estudantes do ensino médio e fundamental que buscam conhecer mais sobre suas próprias regiões”, acredita Vilela, reforçando que, com a nova versão, a busca pelas informações ficou mais clara, rápida e objetiva.
No dia do lançamento, será realizado uma mesa redonda com o tema Big Data: tratamento, usos e aplicações de grandes massas de dados. Na ocasião, além de Evaldo Vilela, participarão do debate o pesquisador Nívio Ziviani – professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e CEO da Zunnit Technologies; Thoran Rodrigues – Sócio-fundador e CEO da BigData Corp.; e Ana Paula Franco Viegas Pereira – Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG e Gestora de Avaliação Estratégica e Pesquisa da UNIMED-BH.

Serviço
Evento: Lançamento da Nova Plataforma DataViva
Data e horário: 11 de abril, às 16h
Local: Auditório I da Faculdade de Ciências Econômicas (UFMG
Confirmação de presença: [email protected]
Cadastramento de imprensa: [email protected]
Fonte: SECTES

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Software Livre na Administração Pública

Inteligência artificial estará no centro da computação, diz CEO do Google

Melhore seu Python com um shell interativo