Nova Versão do DataViva será lançada na UFMG

Uma plataforma que possibilite bilhões de visualizações e cruzamentos de dados sobre as exportações, as atividades econômicas locais e ocupações em todo o Brasil, e que ao mesmo tempo seja de fácil navegabilidade e interaja com o usuário. Assim é a nova plataforma DataViva, uma ferramenta desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que terá uma versão atualizada, completamente remodelada, e que será lançada no dia 11 de maio, às 16 horas no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A plataforma DataViva responde questões como: Quem são os principais parceiros comerciais para as importações e exportações de estado ou município? Quais as ocupações que mais empregam em determinado município ou no país? Qual o tipo de mão de obra mais abundante na minha região? Que tipo de indústria é mais adequado às capacidades de determinado município?
Além da atualização dos dados, a nova plataforma possibilita que, com poucos cliques, o usuário chegue à informação desejada. Para facilitar a navegação, a ferramenta foi separada de acordo com três perfis, divididos entre Empreendedores, Agentes de Desenvolvimento, Acadêmicos e Estudantes. Com isso, o usuário já identificando em qual perfil se encaixa, conseguirá de uma forma mais rápida, ter acesso à informação que esteja procurando.
De acordo com o presidente da FAPEMIG, Evaldo Vilela, a nova plataforma visa contribuir para o desenvolvimento regional, pois conta com importantes informações que podem ser úteis para a tomada de decisões de investimento e formação das políticas públicas. “Trata-se também de uma enorme ferramenta de pesquisa que pode auxiliar empresários e empreendedores, acadêmicos em trabalhos científicos e estudantes do ensino médio e fundamental que buscam conhecer mais sobre suas próprias regiões”, acredita Vilela, reforçando que, com a nova versão, a busca pelas informações ficou mais clara, rápida e objetiva.
No dia do lançamento, será realizado uma mesa redonda com o tema Big Data: tratamento, usos e aplicações de grandes massas de dados. Na ocasião, além de Evaldo Vilela, participarão do debate o pesquisador Nívio Ziviani – professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e CEO da Zunnit Technologies; Thoran Rodrigues – Sócio-fundador e CEO da BigData Corp.; e Ana Paula Franco Viegas Pereira – Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG e Gestora de Avaliação Estratégica e Pesquisa da UNIMED-BH.

Serviço
Evento: Lançamento da Nova Plataforma DataViva
Data e horário: 11 de abril, às 16h
Local: Auditório I da Faculdade de Ciências Econômicas (UFMG
Confirmação de presença: [email protected]
Cadastramento de imprensa: [email protected]
Fonte: SECTES

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Sua árvore genealógica com Gramps!

iDempiere uma suíte ERP/CRM de capacidade global e opensource!