Framework para desenvolvimento PHP disponibilizado no Portal do Software Público


O FormDin (nome originário de FORMulário DINâmico) é um framework PHP para desenvolvimento de aplicações web, que foi desenvolvido inicialmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA. A solução foi disponibilizada como Software Público pela SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, durante o Ato Comemorativo dos 5 anos do Portal SPB no dia 12 de abril de 2012. Estavam presentes para o lançamento Thiago Martins de Souza, representando o Departamento Setorial de Tecnologia da Informação - DSTI, e o secretário da SLTI, Delfino Natal de Souza.

O framework implementa o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controler) e compõe-se por um conjunto de componentes de software, que oferecem uma arquitetura básica para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em um menu principal, formulários de entrada de dados e relatórios. O FormDin facilita a criação de sistemas institucionais padronizados e integrados. O software caracteriza-se pelo desenvolvimento de aplicações e relatórios que seguem um padrão anteriormente determinado, interativo, de fácil manutenção e capaz de permitir a reusabilidade. 

De acordo com Thiago Martins, o FormDin vai auxiliar os analistas e programadores no processo de reutilização de código e na otimização do desenvolvimento na linguagem PHP. O framework já é adotado em larga escala pelo Ministério do Planejamento e foi utilizado para desenvolver diversos aplicativos internos, complementa Thiago. Para acessar o framework Formdin basta aderir a comunidade no endereço: www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=44509627 Resumo técnico das bibliotecas e dos componentes que compõem a base do framework FormDin: DHTMLX, XAJAX, GreyBox, LazyLoad, Prototype, jQuery, Pear, PDO e FPDF. 

Comentários

Mais vistas da semana

Software Livre na Administração Pública

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Melhore seu Python com um shell interativo

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

Planejamento e Portabilis divulgam novas funcionalidades do software público i-Educar