Framework para desenvolvimento PHP disponibilizado no Portal do Software Público


O FormDin (nome originário de FORMulário DINâmico) é um framework PHP para desenvolvimento de aplicações web, que foi desenvolvido inicialmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA. A solução foi disponibilizada como Software Público pela SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, durante o Ato Comemorativo dos 5 anos do Portal SPB no dia 12 de abril de 2012. Estavam presentes para o lançamento Thiago Martins de Souza, representando o Departamento Setorial de Tecnologia da Informação - DSTI, e o secretário da SLTI, Delfino Natal de Souza.

O framework implementa o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controler) e compõe-se por um conjunto de componentes de software, que oferecem uma arquitetura básica para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em um menu principal, formulários de entrada de dados e relatórios. O FormDin facilita a criação de sistemas institucionais padronizados e integrados. O software caracteriza-se pelo desenvolvimento de aplicações e relatórios que seguem um padrão anteriormente determinado, interativo, de fácil manutenção e capaz de permitir a reusabilidade. 

De acordo com Thiago Martins, o FormDin vai auxiliar os analistas e programadores no processo de reutilização de código e na otimização do desenvolvimento na linguagem PHP. O framework já é adotado em larga escala pelo Ministério do Planejamento e foi utilizado para desenvolver diversos aplicativos internos, complementa Thiago. Para acessar o framework Formdin basta aderir a comunidade no endereço: www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=44509627 Resumo técnico das bibliotecas e dos componentes que compõem a base do framework FormDin: DHTMLX, XAJAX, GreyBox, LazyLoad, Prototype, jQuery, Pear, PDO e FPDF. 

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Sua árvore genealógica com Gramps!

iDempiere uma suíte ERP/CRM de capacidade global e opensource!