Festival de Software Livre ensina instalar Linux em Santo André

O Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei, na Vila Pires, vai abrigar, neste sábado (16) a edição andreeense do FLISoL – Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre, o maior evento do continente latino- americano para a promoção e divulgação do Software Livre, que acontece desde 2005 simultaneamente em cidades de diversos países. O encontro começa às 10h com a instalação gratuita de Linux para todos que comparecerem com seu computador, e com oficinas de Software Livre para que a pessoa tenha conhecimento suficiente e saia do local utilizando o sistema.
Essa possibilidade de uso livre do software, ou seja, sem custo algum, é uma das principais vantagens do Software Livre em comparação com os software do mercado, em que até a atualização do programa é paga. “O Linux possibilita, ainda, que o usuário que tenha conhecimentos da programação do Software Livre, possa mexer no código fonte  e formatar o programa conforme as suas necessidades, para o uso que precisa, e depois  distribuir novamente o programa melhorado, gratuitamente”,  explicou  Raul Luiz,  coordenador pedagógico do Coletivo Digital,  ONG parceira da Prefeitura na realização dos cursos  na área de informática ( cursos profissionalizantes). Com isso, o conhecimento vai sendo compartilhado livremente para todos que tiverem interesse. “O Linux tem também a vantagem de poder rodar em qualquer tipo de máquina, sem necessidade de um mínimo de memória, como exigem os programas comerciais, e ainda oferece mais segurança pars os dados. Muitas empresas estão dando preferência para o Software Livre por esses motivos”, acrescentou.
Segundo a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Maria Auxiliadora Elias, a defesa e difusão do software livre vem ao encontro da política educacional implementada pela Secretaria de Educação, que prima por uma gestão democrática, com a democratização das informações, a construção de coletivos autônomos, e o acesso ao conhecimento científico, além da possibilidade da formação integral de trabalhadores, por meio do currículo integrado. “Nosso objetivo é  estimular  a construção de novos conhecimentos, o exercício da autonomia e do compartilhamento desses saberes. Reafirmando que o acesso ao conhecimento, à educação de qualidade social, é direito humano  e que, por meio dele, é possível aperfeiçoar a democracia do nosso país!”, acrescentou.
Debate – Entre os temas do debate que acontece às 15h estão a falta de privacidade do usuário da Internet , a importância de garantir os direitos definidos pelo Marco Civil, a lei que regulamenta o uso da Internet e a democratização da informação.  “Hoje em dia cada passo que damos na internet é registrado,  e as corporações passaram a ter mais informações sobre nós do que eles teriam direito”, advertiu Raul Luiz.
Ele acrescenta que a população precisa ficar atenta e se mobilizar para evitar alterações no Marco Civil da Internet, que vem sendo defendidas  e  podem vir a ser aprovadas.  “ Hoje quem  usa a Internet tem acesso liberado a todos os pacotes e serviços apenas usando uma conexão. Está em estudo a cobrança de taxas por serviços, por exemplo, se assistir vídeo, paga pelo uso deste aplicativo. Isto impactaria em maior gasto para o usuário e a possibilidade de direcionar o uso da rede para produtos e serviços específicos, beneficiando algumas corporações”, explicou.
Centro Público – O Centro Público de Formação Profissional de Tecnologia de Informação em Software Livre Valdemar Mattei, que atualmente fica na Vila Pires, atua, ao longo dos seus doze anos, no ensino e difusão da Tecnologia em Software Livre, formando profissionais. O espaço, que até o ano passado estava localizado no bairro Casa Branca, próximo ao Centro, agora está localizado em novo endereço graças a mobilização dos munícipes no OP – Orçamento Participativo de 2013. Neste novo espaço, além dos cursos da EJA FIC (Educação de Jovens e Adultos com Formação Integral Continuada) que associam a formação profissional com a elevação de escolaridade, ocorrem cursos profissionalizantes na área da informática, como Web Designer e Comunicação Visual.
Programação 
Das 10h às 14h
Instalação do programa GNU Linux e oficinas
Às 15h
Debate sobre Vigilantismo na Rede, Marco Civil da Internet e Democratização da Comunicação com:
  • Béa Tibiriçá, diretora da ONG Coletivo Digital, que trabalha pela inclusão digital;
  • Veridiana Alimont, advogada e pesquisadora do IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) na área de telecomunicações e internet e membro da ONG Intervozes;
  • Rodolfo Avelino, com 20 anos de experiência na área de tecnologia da informação, com atuação dentro da ONG Actantes e
  • Larisssa Gould, representante do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé.
SERVIÇO
FLISol 2016 em Santo André
Quando: Sábado (16) Horário: Das 10 às 17h Local: CPFP Valdemar Mattei
Rua Kasato Maru, s/n – Vila Pires

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Melhore seu Python com um shell interativo

Sua árvore genealógica com Gramps!