Paracatu - MG sedia Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Paracatu realizará no dia 16 de abril mais uma edição do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol). O evento ocorrerá das 07h30min até 16h30min com palestras, oficinas, minicursos e o InstallFest, festival de instalação de distribuições Linux e outros softwares livres, aberto ao público que desejar ter em seu computador ou notebook um software livre.

Software livre. Código livre. Programas de computador que podem ser melhorados e estudados por quem quiser. E o melhor, tudo gratuito. Essa é a proposta que está de pé no Flisol Paracatu 2016. Nos anos anteriores, o evento foi um sucesso, reunindo centenas de pessoas e dezenas de instalações de distribuições Linux gratuitas.

As inscrições para o evento podem ser feitas através do site
http://flisolparacatu.com.br/inscricoes. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Palestras, minicursos e InstallFest

Neste ano, o Flisol Paracatu terá a participação de George Mendonça, palestrante e analista de sistemas da Caixa Econômica Federal, professor e especialista em engenharia de software, desenvolvimento web, governança de dados e software livre.

Dentre os palestrantes do dia estão os professores do IFTM Paracatu, Chris Manuel Fritsche e Renato Paulino Borges, sendo o primeiro com uma palestra sobre o framework Bootstrap e Renato falará a respeito do Marco Civil da Internet e de outras legislações que importam aos profissionais da informática em geral. E, trazendo uma palestra relativa ao impacto do uso da internet nas relações laborais, o professor e também palestrante do Flisol 2015, Wenderson da Silva Marques de Oliveira.

Os minicursos e oficinas, todos relacionados aos softwares livres, variam de criação de sites, uso de comandos básicos do Linux, desenvolvimento de aplicativos Android, formatação de trabalhos acadêmicos, programação em linguagem Python e R, e uso do Linux Mint 16 e do sistema de controle de versões Git.

Para participar do InstallFest, o interessado procurará a equipe de instalação de software livre para a instalação de uma distribuição Linux (caso não tenha) e depois poderá, acompanhado pelos técnicos presentes, realizar as configurações do sistema e instalar softwares diversos. É também uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre o uso de softwares livres conhecidos como Audacity, Libre Office, Firefox entre outros.

Fonte: Paracatu.Net

Comentários

Mais vistas da semana

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

6 computadores industriais com painel de toque baseados no Raspberry Pi

Mercado de TI do Brasil voltará a crescer em 2017, aponta Gartner

Coleta de digitais será usada para evitar fraudes no Enem 2016