Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições para modalidade prática

Estudantes do ensino fundamental, médio e técnico têm até o dia 11 de maio para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O objetivo é que estudantes trabalhem em equipe para construir e programar robôs.
Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição, que se divide em dois níveis. O primeiro é voltado para alunos do ensino fundamental e o segundo nível para ensino médio e técnico.
No nível 1, competidores terão de simular um resgate, onde o robô precisará encontrar uma vítima, superando várias adversidades. Já no nível 2, além de encontrar a vítima durante a simulação, o robô deve resgatá-la, passando também por certos obstáculos.
“O que motiva os alunos é o fato deles perceberem, por meio da robótica, que são capazes de criar algo novo, feito por eles e que funciona”, afirma Roseli Romero, que é coordenadora do Centro de Robótica de São Carlos (CROB) e professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. 
Roseli coordenará a regional da OBR de São Carlos, que acontecerá no ginásio de esportes do campus da USP, nos dias 11 e 12 de junho. As equipes que obtiverem a melhor classificação nas regionais seguem para disputar a etapa estadual. Os melhores da etapa estadual competirão na final nacional, que será realizada de 9 a 12 de outubro em Recife.
A participação dos alunos na é voluntária e gratuita. Da mesma forma, não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de participantes por escola. Cada equipe que participa da competição pode ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro.
Para se inscrever, o professor ou técnico das equipes deve cadastrar os participantes no Sistema Olimpo. Além da modalidade prática, a Olimpíada possui também a modalidade teórica, em que as inscrições podem ser realizadas até 6 de junho.

Fonte: IDGNOW!

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Primeiro caixa eletrônico de Bitcoin 100% brasileiro é lançado

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!