Pesquisadores criam processador open source; conheça o PULPino

Pesquisadores do Instituto ETH de Zurique, na Suiça, e da Universidade de Bolonha, na Itália, desenvolveram um chip baseado totalmente em códigos open source. O PULPino é um processador que, além de não ter restrições comerciais, traz ainda alguns atributos interessantes, como o baixo consumo de energia.

O processador pode ser usado em diversas aplicações de hardware, como em smartbands para monitoramento cardíaco. Além disso, o componente pode ter as funções completamente alteradas para se adaptar a diferentes tipos de projetos. 

Os hardwares de código livre ficaram famosos com as placas microcontroladoras, como a Raspberry PI e a Arduino. No entanto, mesmo os processadores embarcados nessas placas têm a sua arquitetura protegida por segredos industriais, o que pode, de certa forma, limitar o uso.
A grande vantagem do PULPino é justamente não ter essa limitação. Como o processador tem a arquitetura interna open source, os usuários ficam livres para alterar as instruções direto no processador de acordo com o projeto.
O PULPIno é baseado em um chip single-core de 32-bit RISC-V. O grande atributo, além de ser de código livre, é o consumo de energia. O componente opera em uma frequência de até 400 MHz e tem um consumo estimado de 32.8 mW.

A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) está entre as aplicações onde o PULPino pode vir embarcado. Os pesquisadores também estão trabalhando em um smartwatch com uma câmera integrada.

Os planos é que até o início de 2017 seja lançado uma versão multicore do PULPino, além de um SDK (kit de desenvolvimento) e uma plataforma virtual. O código do chip está disponível no Git Hub neste link
Fonte: Techtudo

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Software Livre na Administração Pública

Inteligência artificial estará no centro da computação, diz CEO do Google

Melhore seu Python com um shell interativo