Últimas Notícias

Um dos componentes de rede mais importantes GNU/Linux obteve atualização

A estrutura de software que alimenta as conexões de rede em muitos sistemas GNU / Linux acabou de receber a sua segunda grande atualização em menos de um ano e meio, com o lançamento da versão 1.2 do NetworkManager.

A versão 1.2 traz várias melhorias para NetworkManager, incluindo melhor segurança e usabilidade para Wi-Fi. As mudanças devem fazer a lista de pontos de acesso disponíveis mais ágil e gerenciável, economizar energia em dispositivos móveis e laptops, e até mesmo melhorar a privacidade pelo endereço MAC randomização, de acordo com um anúncio oficial.

NetworkManager 1.2 agora também inclui suporte melhorado para as funções de rede virtualizadas complexas, tais como vxlan, macvlan, tun, toque e dispositivos IP túnel. Há também atualização para a interface de linha de comando, e um novo nível de modularização para o serviço - várias funções de rede e suporte de hardware agora pode ser usado a la carte.

"Isso faz sentido em instalações de servidor ou mínimos - por exemplo, não precisa de recipientes para suportar Wi-Fi, ou servidores para executar Bluetooth", escreveu desenvolvedor Lubomir Rintel no anúncio.

Para o efeito, NetworkManager 1.2 reduz o uso de bibliotecas externas, melhora requisitos de instalação para deixá-lo funcionar de forma mais independente.
 
Finalmente, a nova versão oferece atualizado suporte VPN - onde NetworkManager antes só podia executar uma instância de qualquer plug-in VPN, que iria trabalhar para apenas uma conexão, a versão 1.2 remove essa limitação. O apoio da linha de comando VPN também adiciona uma nova camada de flexibilidade.

Fonte: NetworkWorld  

Nenhum comentário