6 computadores industriais com painel de toque baseados no Raspberry Pi

Na casa inteligente, os agentes de voz estão cada vez mais substituindo a interface touchscreen do smartphone como a interface homem-máquina (IHM) primária. No entanto, em ambientes IoT industriais e de varejo mais ruidosos, as telas sensíveis ao toque geralmente são a única opção. O mercado de computadores de painel de toque industrial está em pleno funcionamento há mais de uma década. Os sistemas de painel de toque baseados no Linux e, em menor medida, no Android, estão ganhando participação daqueles que usam o Windows Embedded ainda amplamente utilizado e, no último ano, vários sistemas baseados no Raspberry Pi chegaram ao mercado. Aqui nós olhamos para seis contendores baseados em RPi.

Os três primeiros modelos aqui usam o Raspberry Pi Compute Module 3 (CM3) despojado, enquanto os três últimos usam o Raspberry Pi 3 Model B SBC completo . O CM3 oferece o mesmo SoC Cortex-A53 Broadcom BCM2387 de quatro núcleos que o Raspberry Pi 3, mas sem as portas do mundo real e Wi-Fi e Bluetooth embutidos. (É improvável que veremos um RPi Compute Module baseado no novo Raspberry Pi 3 Modelo B + , que aumenta o clock para 1,4 GHz e oferece WiFi e Ethernet mais rápidos, além de Power-over-Ethernet.)

Além dos dispositivos all-in-one listados aqui, muitas outras telas sensíveis ao toque estão disponíveis para o Raspberry Pi 3 que podem ser usadas para fins de IHM. Estes vão desde o oficial, Raspberry Pi Touchscreen de 7 polegadas , que compete com uma variedade de de 7 polegadas de terceiros, bem como modelos de 10,1 polegadas, como o Waveshare Raspberry Pi 10,1 polegadas . Existem também inúmeras opções de telas menores que geralmente são mais adequadas para automação residencial do que as aplicações industriais ou de varejo.

Qualquer complemento touchscreen RPi pode ser combinado com um Raspberry Pi e aplicado ao uso da IHM. (Aqui está um manual instrutivo sobre a montagem embutida na tela sensível ao toque oficial do RPi em uma parede).

O sistema de painel de toque industrial criado para o efeito adiciona recursos adicionais, como kits de montagem na parede e, em alguns casos, montagem em trilho DIN ou VESA. Alguns oferecem suporte estendido à temperatura, e um dos sistemas cobertos aqui inclui proteção contra ingresso IP65. A maioria desses sistemas fornece fontes de alimentação de ampla faixa de uso industrial e alguns oferecem interfaces opto-isoladas, proteção contra surtos e EMC e UPS.
Interfaces

A maioria dos sistemas de painel de toque Raspberry Pi apresenta toque capacitivo, que geralmente é preferido como sendo mais preciso do que a tecnologia resistiva. Várias das telas oferecem luz de fundo, ângulos de visão extra-amplos e taxas de contraste mais altas. Muitos fornecem maior brilho (luminância) medido em candela por metro quadrado ( cd / m²), uma unidade que é muitas vezes referida como um nit.

Os sistemas mais industrialmente orientados geralmente estendem o GPIO do RPi com várias interfaces, incluindo serial, CAN, entrada e saída digital (DIO). Outros recursos incluem um temporizador de vigilância, uma interface de infravermelho e um relógio de tempo real (RTC). O novo painel Acme CM3 compensa a falta de rede sem fio do CM3, oferecendo opções de rádio WiFi e RF.

Uma alternativa entre os computadores all-in-one touch-panel e um sistema DIY baseado em add-ons touchscreen é uma touchscreen industrial vendida sem um computador de bordo. Por exemplo, a Industrial Shields oferece um PC industrial de alumínio EMC resistivo de 10,1 polegadas que suporta um Raspberry Pi, assim como Banana Pi e Hummingboard SBCs.
Os computadores do painel de toque

Aqui estão alguns recentes computadores de painel de toque baseados em Raspberry Pi, com links de informações incorporados nos títulos. A maioria dos fornecedores é européia (tipicamente alemã), mas muitos também têm distribuidores norte-americanos:

Acme CM3-Panel - Este painel de toque baseado em RPi CM3 foi lançado no início deste mês em quatro configurações sem fio e de I / O que variam de 95 euros (113 dólares) a 119 euros (142 dólares). Os recursos padrão incluem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, 800x480 com um ângulo de visualização de 90 graus, bem como um conector de câmera MIPI-CSI, GPIO 24x e uma entrada de 12-24V DC de amplo alcance. O modelo de US $ 113 tem uma porta USB 2.0, enquanto a versão de US $ 118 fornece WiFi de 2,4 GHz. Os dois modelos mais avançados oferecem USB ou WiFi combinados com módulos sem fio que suportam o Yarm de 868MHz de fonte aberta da Acme. Especificação do módulo de rádio RF. O módulo Yarm suporta os nós de rádio Colheita de Energia ISM 868MHz da Acme, e há GPIOs especiais Yarm além do array GPX 24x. O painel CM3, que tem apenas 22 mm de espessura, suporta temperaturas de -20 a 70 ° C e é fornecido com esquemas.

Comfile ComfilePi - O ComfilePi CPi-A070WR e o ComfilePi CPi-A102WR de 10,2 polegadas da Comfile combinam um RPi CM3 com telas sensíveis ao toque de 800 x 480. Eles oferecem proteção IP65 contra ingresso e suportam temperaturas de 0 a 70 ° C. O ComfilePi está ainda equipado com uma porta Ethernet 10/100, 3 portas USB 2.0, uma ranhura microSD e uma tomada de áudio. Interfaces Serial e I2C são expressas através de conectores de terminal, e há uma entrada de 12-24V e saída de 5V. A Saelig vende os sistemas Comfile da Coréia na América do Norte por US $ 226 (7 polegadas) e US $ 340 (10,2 polegadas).

Distec POS-Line IoT - Voltado para o Ponto de Venda (PoS), IHM e sinalização, o POST Line IoT da Distec se destaca com uma tela multitouch capacitiva de 10.1 polegadas com resolução de 1920 x 1200 e acionada por LVDS. A tela retroiluminada oferece ângulos de visualização de 170 graus e luminância de 500-nit. O sistema é uma versão pré-montada de um kit inicial oferecido para a placa Artista-IoT da Distec, que incorpora um módulo Raspberry Pi CM3. O Artista-IoT fornece um chip escalonador que permite funções de exibição, como pré-ajuste DICOM, correção de gama e calibração de cores. A placa e o painel de toque fornecem portas semelhantes a RPi 3, exceto pelo fato de haver apenas três portas USB. Os recursos internos incluem 10x GPIO, 3x UART, 2x I2C e uma interface de sensor de toque I2C e USB. Você também obtém interfaces de teclado IR e OSD, além de um RTC e uma fonte de alimentação de 8-36V ou 12V. Clientes dos EUA podem comprar o sistema da Apollo Displays .

Janz Tec emVIEW-7 / RPI3 - Este painel táctil multitouch capacitivo de 800 x 480 é baseado no controlador industrial emPC-A / RPI3 da Janz Tec , que é construído em torno de um Raspberry Pi 3 SBC. Direcionado para aplicações industriais de IHM, o emVIEW-7 / RPI3 possui uma tela de 350 nits com luz de fundo. Além das portas expostas do RPi 3, você obtém DIO de 8 bits, uma porta de depuração serial e uma interface que suporta serial e CAN. Vendido na América do Norte pela Saelig por US $ 665, o sistema montável em trilho DIN oferece uma entrada de 9-32V e uma faixa de 0 a 45 ° C.

MASS RPI-07 - Como o emVIEW-7 / RPI3 , o RPI-07 é um sistema de 7 polegadas, 800 x 480, construído em torno de um Raspberry Pi 3 SBC. A tela oferece multitoque de 10 dedos, 250 nits e contraste de 500: 1. A maioria das portas do RPi 3 está exposta e a porta HDMI está disponível internamente e pode ser acessada por meio de canais. Há um conector GPIO que suporta um RTC ou opções, incluindo placas DIO com optoacopladores ou entradas e saídas analógicas. O RPI-07 fornece entradas de 12V e 24V e suporta configurações de painel embutido no PC ou montagem de braço ou pé VESA 75. Nenhum preço foi listado.

Tela sensível ao toque Strato Pi da Sfera Labs - Disponível diretamente da Sfera Labs da Itália, o Strato Pi Touch Display vem pré-montado com um Raspberry Pi 3 com portas expostas, além da tela oficial Raspberry Pi Touchscreen de 7 polegadas com resolução de 800 x 680 e 10 toque de dedo. Você pode emparelhar seu Pi com uma das três placas Strato. A opção 425-Euro (US $ 523) oferece um Strato Pi Mini, que adiciona uma entrada de bloco terminal de 9-28V protegida contra surto com um RTC, bateria e campainha. O modelo básico de 459 euros (US $ 543) adiciona recursos ao Mini com interfaces RS-232 e RS-485 opto-isoladas, LEDs e um watchdog. O modelo UPS de 494 Euros (US $ 586) acrescenta uma unidade UPS baseada em uma bateria externa de chumbo-ácido de 12V, além de pinos GPIO especiais e um LED dedicado ao no-break. O dispositivo é protegido por EN61000-6-2 (EMC) e EN60664-1 (segurança elétrica). 

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!

Sua árvore genealógica com Gramps!

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

iDempiere uma suíte ERP/CRM de capacidade global e opensource!