Eric Schmidt diz que Hawking e Musk estão errados sobre futuro da IA

Para Eric Schmidt, presidente do conselho da Alphabet - empresa "mãe do Google", o renomado físico britânico Stephen Hawking e criador da SpaceX, Elon Musk, não estão muito na posição de preverem com precisão o futuro a Inteligência Artificial. Em resumo, o que Schmidt quis dizer é que, bem, os dois não são cientistas da computação.
Nessa quinta-feira, Schmidt participou do painel “Brilliant Minds”, em um simpósio em Estocolmo, e falou sobre as previsões de Hawking e Musk. 
“No caso de Stephen Hawking, apesar de ser um homem brilhante, ele não é um cientista da computação. Elon [Musk] que também é um homem brilhante, apesar de também ser um físico, não é um cientista da computação”, disse o executivo.
Em 2015, Hawking, Musk e outros especialistas em inteligência artificial assinaram uma carta aberta onde pediam maior atenção sobre os impactos do desenvolvimento da Inteligência Artificial, alertando para a criação de tecnologias que o homem não poderia controlar no futuro.
No final do ano passado, Musk anunciou a criação de uma empresa voltada para pesquisa em I.A., chamada OpenAI que, segundo ele, visa desenvolver software e  máquinas inteligentes que beneficiem a vida humana. Musk investiu US$ 1 bilhão no projeto que diz não ter fins lucrativos.
Sobre a possibilidade da inteligência artificial destruir a vida humana no futuro, Schmidt não vê muito alarde:
“O cenário que você está descrevendo é aquele onde computadores ficariam tão inteligentes que eles iriam nos destruir em algum momento na evolução de inteligência devido a algum bug. Minha pergunta para vocês é essa: você não acredita que humanos perceberiam isso, e começariam a desligar os computadores? 
Nós teríamos uma corrida entre humanos desligando computadores e a inteligência artificial se recolocando para outros computadores, em uma corrida maluca para o último computador, e nós não conseguiríamos desligá-los, e isso é um filme. É um filme. O estado da arte não suporta nenhum desses cenários. É apenas especulação”.
Na semana passada, Musk sugeriu em uma entrevista na Code Conference que de todas as companhias que investem em inteligência artificial, a única cujos esforços o preocupam seria o Google.
Schmidt disse que os esforços do Google estão sob controle e focados em criar assistentes pessoais para todos, como o recente app Allo, que aprende com seus usuários a como responder mensagens automaticamente. 
O executivo também sugeriu que a companhia não desenvolveu nenhuma I.A. a um nível que possa superar a inteligência humana. 
"Nós ainda estamos tentando aprender a como lidar com jogos", se referindo a vitória do AlphaGo sobre o campeão Lee Se-dol.

Fonte: IDGNOW!

Comentários

Mais vistas da semana

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Melhore seu Python com um shell interativo

Sua árvore genealógica com Gramps!