Plataforma Linux de categoria automotiva estreia no Toyota Camry 2018


A plataforma de infotainment baseada em AGL estará disponível em veículos Toyota início no final do verão de 2017

Automotive Linux Summit - 31 de maio de 2017 - O Automotive Grade Linux (AGL), um esforço colaborativo em toda a indústria, desenvolvendo uma plataforma aberta para o carro conectado, anunciou hoje que a Toyota adotou a plataforma AGL para o sistema de infotainment da próxima geração da Toyota. O Toyota Camry 2018 será o primeiro veículo Toyota no mercado com o sistema baseado em AGL nos Estados Unidos.

O AGL é um projeto de código aberto hospedado pela Fundação Linux que está mudando a forma como os fabricantes automotivos compram software. Mais de 100 membros estão trabalhando juntos para desenvolver uma plataforma comum que pode servir como o padrão da indústria de fato. Compartilhar uma plataforma aberta permite a reutilização de código e um processo de desenvolvimento mais eficiente, já que desenvolvedores e fornecedores podem construir uma vez e ter um produto para vários OEMs. Isso, em última análise, reduz os custos de desenvolvimento, diminui o tempo de colocação no mercado de novos produtos e reduz a fragmentação em toda a indústria.

"A flexibilidade da plataforma AGL nos permite implementar rapidamente o sistema de infotainment da Toyota em toda a linha de nossos veículos, proporcionando aos clientes maior conectividade e novas funcionalidades a um ritmo mais consistente com a tecnologia de consumo", disse Keiji Yamamoto, Vice-presidente executivo Presidente, Empresa Conectada da Toyota Motor Corporation. "A adoção de uma abordagem de desenvolvimento de código aberto nos permitiu concentrar recursos no desenvolvimento de novos recursos inovadores e trazê-los ao mercado mais rapidamente".

O primeiro sistema de infotainment da Toyota baseado em AGL estreará no Toyota Camry 2018 nos EUA no final deste verão, e ele irá implementar a maioria dos veículos Toyota e Lexus na América do Norte.

"A Toyota é um dos primeiros a adoptar o Linux e a fonte aberta e tem sido um membro ativo e colaborador da AGL há vários anos", afirmou Dan Cauchy, diretor executivo da Automotive Grade Linux. "Eles têm sido uma força motriz por trás do desenvolvimento da plataforma de infotainment AGL, e estamos entusiasmados por ver a força que está ganhando em toda a indústria".

A plataforma de infotainment da AGL foi construída desde o início por centenas de engenheiros da indústria que contribuíram com o código para desenvolver um sistema operacional e uma estrutura de aplicativos robustos baseados em Linux com maior segurança e capacidades. Fabricantes de automóveis e fornecedores podem personalizar a plataforma com recursos, serviços e branding para atender às suas necessidades de produtos e clientes. A Toyota contribui ativamente com o código de volta para a plataforma AGL e estará compartilhando código adicional à medida que seu sistema de infotainment de próxima geração seja lançado.

Sobre o Automotive Grade Linux (AGL)

O Automotive Grade Linux é um projeto de código aberto colaborativo que reúne fabricantes de automóveis, fornecedores e empresas de tecnologia para acelerar o desenvolvimento e adoção de uma pilha de software totalmente aberta para o carro conectado. Com o Linux no seu núcleo, a AGL está desenvolvendo uma plataforma aberta desde o início, que pode servir como o padrão da indústria de fato para permitir o rápido desenvolvimento de novos recursos e tecnologias. Embora inicialmente focado no In-Vehicle-Infotainment (IVI), a AGL é a única organização que planeja abordar todos os softwares do veículo, incluindo o painel de instrumentos, a exibição de cabeças, a telemática, os sistemas avançados de assistência ao driver (ADAS) e a condução autônoma. A plataforma AGL está disponível para todos, e qualquer um pode participar do seu desenvolvimento. Saiba mais: https://www.automotivelinux.org/

Automotive Grade Linux é um projeto colaborativo na Linux Foundation. Os Projetos Colaborativos da Fundação Linux são projetos de software financiados independentemente que aproveitam o poder do desenvolvimento colaborativo para incentivar a inovação em indústrias e ecossistemas. Visite www.linuxfoundation.org

Fonte: Automotive Linux

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Sua árvore genealógica com Gramps!

Melhore seu Python com um shell interativo

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre