Últimas Notícias

Plataforma Linux de categoria automotiva estreia no Toyota Camry 2018


A plataforma de infotainment baseada em AGL estará disponível em veículos Toyota início no final do verão de 2017

Automotive Linux Summit - 31 de maio de 2017 - O Automotive Grade Linux (AGL), um esforço colaborativo em toda a indústria, desenvolvendo uma plataforma aberta para o carro conectado, anunciou hoje que a Toyota adotou a plataforma AGL para o sistema de infotainment da próxima geração da Toyota. O Toyota Camry 2018 será o primeiro veículo Toyota no mercado com o sistema baseado em AGL nos Estados Unidos.

O AGL é um projeto de código aberto hospedado pela Fundação Linux que está mudando a forma como os fabricantes automotivos compram software. Mais de 100 membros estão trabalhando juntos para desenvolver uma plataforma comum que pode servir como o padrão da indústria de fato. Compartilhar uma plataforma aberta permite a reutilização de código e um processo de desenvolvimento mais eficiente, já que desenvolvedores e fornecedores podem construir uma vez e ter um produto para vários OEMs. Isso, em última análise, reduz os custos de desenvolvimento, diminui o tempo de colocação no mercado de novos produtos e reduz a fragmentação em toda a indústria.

"A flexibilidade da plataforma AGL nos permite implementar rapidamente o sistema de infotainment da Toyota em toda a linha de nossos veículos, proporcionando aos clientes maior conectividade e novas funcionalidades a um ritmo mais consistente com a tecnologia de consumo", disse Keiji Yamamoto, Vice-presidente executivo Presidente, Empresa Conectada da Toyota Motor Corporation. "A adoção de uma abordagem de desenvolvimento de código aberto nos permitiu concentrar recursos no desenvolvimento de novos recursos inovadores e trazê-los ao mercado mais rapidamente".

O primeiro sistema de infotainment da Toyota baseado em AGL estreará no Toyota Camry 2018 nos EUA no final deste verão, e ele irá implementar a maioria dos veículos Toyota e Lexus na América do Norte.

"A Toyota é um dos primeiros a adoptar o Linux e a fonte aberta e tem sido um membro ativo e colaborador da AGL há vários anos", afirmou Dan Cauchy, diretor executivo da Automotive Grade Linux. "Eles têm sido uma força motriz por trás do desenvolvimento da plataforma de infotainment AGL, e estamos entusiasmados por ver a força que está ganhando em toda a indústria".

A plataforma de infotainment da AGL foi construída desde o início por centenas de engenheiros da indústria que contribuíram com o código para desenvolver um sistema operacional e uma estrutura de aplicativos robustos baseados em Linux com maior segurança e capacidades. Fabricantes de automóveis e fornecedores podem personalizar a plataforma com recursos, serviços e branding para atender às suas necessidades de produtos e clientes. A Toyota contribui ativamente com o código de volta para a plataforma AGL e estará compartilhando código adicional à medida que seu sistema de infotainment de próxima geração seja lançado.

Sobre o Automotive Grade Linux (AGL)

O Automotive Grade Linux é um projeto de código aberto colaborativo que reúne fabricantes de automóveis, fornecedores e empresas de tecnologia para acelerar o desenvolvimento e adoção de uma pilha de software totalmente aberta para o carro conectado. Com o Linux no seu núcleo, a AGL está desenvolvendo uma plataforma aberta desde o início, que pode servir como o padrão da indústria de fato para permitir o rápido desenvolvimento de novos recursos e tecnologias. Embora inicialmente focado no In-Vehicle-Infotainment (IVI), a AGL é a única organização que planeja abordar todos os softwares do veículo, incluindo o painel de instrumentos, a exibição de cabeças, a telemática, os sistemas avançados de assistência ao driver (ADAS) e a condução autônoma. A plataforma AGL está disponível para todos, e qualquer um pode participar do seu desenvolvimento. Saiba mais: https://www.automotivelinux.org/

Automotive Grade Linux é um projeto colaborativo na Linux Foundation. Os Projetos Colaborativos da Fundação Linux são projetos de software financiados independentemente que aproveitam o poder do desenvolvimento colaborativo para incentivar a inovação em indústrias e ecossistemas. Visite www.linuxfoundation.org

Fonte: Automotive Linux

Nenhum comentário