Últimas Notícias

IGTEC desenvolve geoplataforma para plantio de mudas de árvores

O Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC) irá desenvolver uma geoplataforma 3D, base de tecnologia de visualização de mapas dinâmicos e interativos, para apresentar os temas do projeto “Plantando o Futuro”. A ação, instituída pelo governador Fernando Pimentel, pelo decreto nº 46.974/2016, visa o plantio e a recuperação de nascentes e áreas degradadas, com expectativa de término para dezembro de 2018.
O programa objetiva a recuperação de 40 mil nascentes, 6 mil hectares de mata ciliar e 2 mil hectares de áreas degradadas, por meio do plantio de 30 milhões de mudas de árvores de diversas espécies. Ao todo, a iniciativa irá contemplar os três biomas mineiros, Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado, nos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais.
De acordo com o diretor-geral do IGTEC, Daniel Lisbeni, o grupo de trabalho criado pelo decreto, ao qual o IGTEC participa, tem a missão de desenvolver as diretrizes de atuação de cada ator do projeto.
“A geoplataforma, sistema que permite a visualização de dados espaciais oficiais do estado e municípios, contribui de forma a reunir informações sistemáticas de cada área de desenvolvimento, além de possibilitar à população atuar diretamente no processo de reflorestamento da sua própria região”, explicou Lisbeni.
O “Plantando o Futuro” é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com auxílio de órgãos e entidades federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais e iniciativa privada.
Outras informações podem ser acessadas no sítio www.plantandoofuturo.mg.gov.br.

Fonte: IGTEC

Nenhum comentário