Gnome se move para o GitLab


A Fundação GNOME tem o orgulho de anunciar que concluiu sua mudança para o GitLab. Este é um grande marco para o Projeto GNOME, pois continua a melhorar seus fluxos de trabalho e ferramentas para suportar seu crescimento e colaborar mais com outras comunidades de software livre.

Após a avaliação de muitas ferramentas, a comunidade GNOME escolheu o GitLab como a melhor ferramenta de software livre para simplificar a experiência do contribuidor, tornar os processos de decisão mais transparentes e acessíveis à comunidade em geral e melhorar a estabilidade e capacidade de entrega do software GNOME Project. Como Adrien Plazas, mantenedor do GNOME Games, diz: “O GitLab nos deu acesso fácil a uma ferramenta de Integração Contínua que os Jogos precisavam desesperadamente, permitindo-nos capturar regressões antecipadas nos núcleos do Libretro que nós flatpak e procurar por quebras de API instáveis”.

O GitLab é uma ferramenta centralizada para hospedar código-fonte, problemas, comunicação de equipe e outras infraestruturas de desenvolvimento de software sob uma única experiência unificada. Ele permite que os colaboradores do GNOME interajam e colaborem em projetos com mais eficácia do que nunca. A colaboração cruzada entre equipes já melhorou, com equipes como Engagement e Design interagindo agora com vários projetos hospedados na instância GNOME GitLab. A Fundação GNOME acredita que a mudança para o GitLab incentivará as pessoas com vários conjuntos de habilidades, não apenas codificando, a contribuir com o GNOME com mais regularidade, bem como incentivará os contribuidores a explorar outras áreas do Projeto GNOME que eles podem não ter considerado inicialmente.

A mudança de muitas ferramentas para uma experiência singular também reduz significativamente a barreira de entrada para os recém-chegados ao Projeto GNOME, algo que a Fundação GNOME está particularmente interessada, pois continua a se concentrar no crescimento. Os recém-chegados podem se envolver imediatamente em questões ativas e fornecer feedback sobre solicitações de mesclagem abertas - tudo isso sem a necessidade de se inscrever e interagir com uma infinidade de ferramentas diferentes. “Depois de mudar para o GitLab, percebi quase imediatamente um aumento nas contribuições de pessoas que eu não conhecia antes. Eu acho que o GitLab realmente diminuiu o limite para as pessoas começarem ”, diz Philip Chimento, mantenedor do GJS (JavaScript Bindings for GNOME). A facilidade de uso, a redução nos problemas de comunicação e o potencial de colaboração são tão grandes que até equipes de downstream como o Ubuntu e o Purism estão hospedando seus projetos no mesmo ambiente.

Durante todo o processo de migração, o GitLab Inc. foi muito receptivo e ajudou os contribuidores do GNOME ao longo da jornada, respondendo a perguntas e trabalhando em problemas que eram bloqueadores da migração em massa do GNOME. “Como uma empresa de núcleo aberto, o GitLab está ansioso para participar como um participante do ecossistema e possibilitar o crescimento de projetos de fontes mais livres e abertos. Admiramos o trabalho do GNOME ao longo dos anos e estamos felizes por podermos fornecer uma plataforma que pode ajudá-los a melhorar seu projeto e permitir que cresçam como uma comunidade ”, disse o CEO da GitLab, Sid Sijbrandij.

A Fundação GNOME deseja reconhecer a enorme quantidade de esforços que foram feitos na migração de um projeto que existe há mais de 20 anos e que tem usado muitas das mesmas ferramentas por quase o mesmo tempo. Enquanto muitas pessoas contribuíram ao longo do caminho, a Fundação GNOME quer dar um agradecimento especial a Carlos Soriano e Andrea Veri por seu trabalho incansável em completar a migração do GNOME para o GitLab, e por inaugurar esta nova era de contribuições dentro do GNOME.

A Fundação GNOME tem o prazer de anunciar que o GitLab patrocinará o GUADEC 2018, a Conferência Europeia de Usuários e Desenvolvedores do GNOME, que será realizada em julho deste ano. Além disso, o GitLab cobrirá os custos de Integração Contínua para todos os projetos do GNOME! A GNOME Foundation deseja estender um grande obrigado ao GitLab e espera continuar sua parceria para crescer a novas alturas.

Por fim, visite GitLab.com para ver um vídeo que fizemos com o GitLab para promover o GNOME e o Software Livre, o que inclui entrevistas com alguns de nós. Somos gratos por esta oportunidade!

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Software Livre na Administração Pública

Inteligência artificial estará no centro da computação, diz CEO do Google

Melhore seu Python com um shell interativo