Gnome se move para o GitLab


A Fundação GNOME tem o orgulho de anunciar que concluiu sua mudança para o GitLab. Este é um grande marco para o Projeto GNOME, pois continua a melhorar seus fluxos de trabalho e ferramentas para suportar seu crescimento e colaborar mais com outras comunidades de software livre.

Após a avaliação de muitas ferramentas, a comunidade GNOME escolheu o GitLab como a melhor ferramenta de software livre para simplificar a experiência do contribuidor, tornar os processos de decisão mais transparentes e acessíveis à comunidade em geral e melhorar a estabilidade e capacidade de entrega do software GNOME Project. Como Adrien Plazas, mantenedor do GNOME Games, diz: “O GitLab nos deu acesso fácil a uma ferramenta de Integração Contínua que os Jogos precisavam desesperadamente, permitindo-nos capturar regressões antecipadas nos núcleos do Libretro que nós flatpak e procurar por quebras de API instáveis”.

O GitLab é uma ferramenta centralizada para hospedar código-fonte, problemas, comunicação de equipe e outras infraestruturas de desenvolvimento de software sob uma única experiência unificada. Ele permite que os colaboradores do GNOME interajam e colaborem em projetos com mais eficácia do que nunca. A colaboração cruzada entre equipes já melhorou, com equipes como Engagement e Design interagindo agora com vários projetos hospedados na instância GNOME GitLab. A Fundação GNOME acredita que a mudança para o GitLab incentivará as pessoas com vários conjuntos de habilidades, não apenas codificando, a contribuir com o GNOME com mais regularidade, bem como incentivará os contribuidores a explorar outras áreas do Projeto GNOME que eles podem não ter considerado inicialmente.

A mudança de muitas ferramentas para uma experiência singular também reduz significativamente a barreira de entrada para os recém-chegados ao Projeto GNOME, algo que a Fundação GNOME está particularmente interessada, pois continua a se concentrar no crescimento. Os recém-chegados podem se envolver imediatamente em questões ativas e fornecer feedback sobre solicitações de mesclagem abertas - tudo isso sem a necessidade de se inscrever e interagir com uma infinidade de ferramentas diferentes. “Depois de mudar para o GitLab, percebi quase imediatamente um aumento nas contribuições de pessoas que eu não conhecia antes. Eu acho que o GitLab realmente diminuiu o limite para as pessoas começarem ”, diz Philip Chimento, mantenedor do GJS (JavaScript Bindings for GNOME). A facilidade de uso, a redução nos problemas de comunicação e o potencial de colaboração são tão grandes que até equipes de downstream como o Ubuntu e o Purism estão hospedando seus projetos no mesmo ambiente.

Durante todo o processo de migração, o GitLab Inc. foi muito receptivo e ajudou os contribuidores do GNOME ao longo da jornada, respondendo a perguntas e trabalhando em problemas que eram bloqueadores da migração em massa do GNOME. “Como uma empresa de núcleo aberto, o GitLab está ansioso para participar como um participante do ecossistema e possibilitar o crescimento de projetos de fontes mais livres e abertos. Admiramos o trabalho do GNOME ao longo dos anos e estamos felizes por podermos fornecer uma plataforma que pode ajudá-los a melhorar seu projeto e permitir que cresçam como uma comunidade ”, disse o CEO da GitLab, Sid Sijbrandij.

A Fundação GNOME deseja reconhecer a enorme quantidade de esforços que foram feitos na migração de um projeto que existe há mais de 20 anos e que tem usado muitas das mesmas ferramentas por quase o mesmo tempo. Enquanto muitas pessoas contribuíram ao longo do caminho, a Fundação GNOME quer dar um agradecimento especial a Carlos Soriano e Andrea Veri por seu trabalho incansável em completar a migração do GNOME para o GitLab, e por inaugurar esta nova era de contribuições dentro do GNOME.

A Fundação GNOME tem o prazer de anunciar que o GitLab patrocinará o GUADEC 2018, a Conferência Europeia de Usuários e Desenvolvedores do GNOME, que será realizada em julho deste ano. Além disso, o GitLab cobrirá os custos de Integração Contínua para todos os projetos do GNOME! A GNOME Foundation deseja estender um grande obrigado ao GitLab e espera continuar sua parceria para crescer a novas alturas.

Por fim, visite GitLab.com para ver um vídeo que fizemos com o GitLab para promover o GNOME e o Software Livre, o que inclui entrevistas com alguns de nós. Somos gratos por esta oportunidade!

Comentários

Mais vistas da semana

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

6 computadores industriais com painel de toque baseados no Raspberry Pi

Mercado de TI do Brasil voltará a crescer em 2017, aponta Gartner

Coleta de digitais será usada para evitar fraudes no Enem 2016