Unicamp usa software público para aumentar chances de retirada total de tumor de pescoço e cabeça

Pesquisa analisou 28 tomografias em duas dimensões. Programa usado cria imagem tridimensional do tumor e da mais detalhes.

Pesquisa pioneira da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp analisou com auxílio de um software público 28 tomografias em duas dimensões de pacientes com tumores de pescoço e cabeça.

O programa possibilitou a análise das imagens em três dimensões e com um destaque colorido na tela do computador do médico, o que melhora o diagnóstico da situação.

O software, criado pelo CTI de Campinas, viabiliza ainda que o tumor seja avaliado por todos os ângulos, fornecendo mais detalhes deste cisto.
As informações detalhadas entregues pelo software podem prevenir uma reincidência da doença porque o médico poderá ver até aonde o tumor se prolonga e fazer a retirada total da estrutura, o que não é sempre possível em tomografias em duas dimensões.

O trabalho dos pesquisadores da Unicamp foi publicado em uma revista internacional é pioneiro e pode ser aplicado em outros tipos de câncer.

A partir de 2018 novos estudos vão avaliar a eficácia desta descoberta nas cirurgias realizadas no Hospital de Clínicas da Unicamp (HC).

A ideia é usar a reconstrução tridimensional de um tumor para um grupo de médicos e comparar os resultados com o método tradicional de tomografia.

“Nós vamos verificar quantos tumores efetivamente foram removidos de uma forma completa. Essa é a forma da gente validar os resultados obtidos deste estudo anterior nesse estudo retrospectivo”, disse a professora de medicina da Unicamp Carmem Silvia Passos Lima. 

O software público brasileiro de que trata a matéria é o InVesalius, que se encontra no portal e pode ser acessado por meio do endereço https://softwarepublico.gov.br/social/invesalius.

Matéria publicada originalmente pelo G1

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Primeiro caixa eletrônico de Bitcoin 100% brasileiro é lançado

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

GnuCash, programa para contabilidade gratuito!