O que há de novo no Fedora 28 Workstation

O Fedora 28 Workstation é a mais recente versão do nosso sistema operacional grátis e de ponta. Você pode baixá-lo do site oficial aqui agora. Existem várias mudanças novas e dignas de nota no Fedora Workstation. Leia mais detalhes abaixo.

Repositórios de Terceiros

Um recurso interessante do Fedora 28 é a inclusão de alguns repositórios populares de software de terceiros. Quando você inicia o GNOME Software 3.28 pela primeira vez, uma barra de alerta pergunta sobre a ativação de repositórios de terceiros. A seleção de Ativar ativa os seguintes repositórios:
  • Google Chrome, o navegador da web do Google ( google-chrome.repo )
  • PyCharm, Python IDE para desenvolvedores profissionais da JetBrains ( _copr_phracek-PyCharm.repo )
  • Drivers gráficos proprietários da NVIDIA ( rpmfusion-nonfree-nvidia-driver.repo )
  • Cliente Steam, plataforma de distribuição digital desenvolvida pela Valve Corporation ( rpmfusion-nonfree-steam.repo )
Uma vez ativado, os pacotes de terceiros podem ser instalados com o GNOME Software ou com o dnf . Para saber mais sobre repositórios de terceiros no Fedora, visite esta página wiki do Fedora .

Maior vida útil da bateria

A duração da bateria em laptops com o Fedora Workstation é melhorada com vários recursos de economia de energia do hardware agora habilitados por padrão. Esses aprimoramentos incluem uma nova política padrão de gerenciamento de energia SATA Link em todos os chipsets móveis da Intel. Essa política define o link SATA como um disco para o modo de baixo consumo quando ocioso, economizando aproximadamente de 1,0 a 1,5 watts de energia em um laptop ocioso. Além disso, a economia de energia do codec Intel HDA é ativada por padrão (com um tempo limite de 1 segundo), economizando aproximadamente 0,4 watts de energia em um laptop ocioso. Por fim, o USB autosuspend para receptores Bluetooth USB é habilitado por padrão, economizando aproximadamente 0,4 watts de energia em um laptop ocioso.

GNOME 3.28

O Fedora 28 Workstation apresenta o GNOME 3.28 como o ambiente de desktop padrão. O GNOME 3.28 inclui uma ampla gama de melhorias, incluindo: atualizações para arquivos (nautilus), contatos , calendário , relógios e o teclado na tela . Além disso, o novo uso do aplicativo é adicionado como uma visualização de tecnologia para "facilitar o diagnóstico e a resolução de problemas de desempenho e capacidade".
O GNOME 3.28 fornece versões atualizadas de muitos dos aplicativos padrão do GNOME. A capacidade de "marcar estrelas" é adicionada aos aplicativos Arquivos e Contatos. Isso permite que o usuário selecione um item, seja um arquivo, uma pasta ou um contato, para um acesso rápido mais tarde. O calendário agora oferece uma visualização mais simples do mês e atualizações de clima exibidas ao lado de seus compromissos.
Para obter mais informações sobre todos os novos recursos e aprimoramentos, consulte o anúncio de lançamento e as notas de versão do GNOME 3.28.

Suporte Thunderbolt

O uso de periféricos Thunderbolt ™ 3 agora é suportado no Fedora 28. Thunderbolt é a marca de uma interface de hardware desenvolvida pela Intel que permite a conexão de periféricos externos a um computador.
O Fedora 28 vem com o boltd - o daemon do sistema para conectar com segurança os dispositivos Thunderbolt - e muda para o shell do GNOME para conectar esses dispositivos. Os dispositivos Thunderbolt recém-conectados são automaticamente registrados pelo shell do GNOME através do daemon se o usuário atual for um administrador do sistema e a sessão estiver desbloqueada. As conexões subseqüentes do mesmo dispositivo autorizarão automaticamente o dispositivo.

Suporte emoji aprimorado

A fonte Noto Color Emoji agora é o padrão para exibir Emoji no Fedora Workstation. Isso fornece suporte para emojis Unicode 10.0, incluindo T-Rex (🦖), Hedgehog (🦔), Broccoli (🥦) e Curling Stone (🥌).

Fotos do GNOME

O Fedora Workstation 28 apresenta o GNOME Photos como o aplicativo padrão de gerenciamento de fotos, substituindo o Shotwell. Fotos é um aplicativo simples para visualizar, navegar e organizar sua biblioteca de fotos. Além da organização de fotos, o Photos também oferece recursos básicos de edição de imagens, incluindo a capacidade de adicionar filtros fotográficos rápidos às suas imagens.
Mais informações sobre o aplicativo Fotos do GNOME estão disponíveis na página do projeto no gnome.org

Adicionais do VirtualBox Guest agora padrão

As Adições de Convidados do VirtualBox e os Drivers de Convidados agora são enviados na instalação padrão da Estação de Trabalho Fedora. Conseqüentemente, qualquer instalação do Fedora Workstation como convidado no VirtualBox terá os recursos de Adição de Convidados funcionando de forma imediata. As Adições de Convidados adicionam funcionalidades úteis adicionais aos convidados do VirtualBox, incluindo: redimensionamento automático da área de trabalho com base no tamanho da janela da máquina virtual, modo transparente (exibindo apenas janelas do convidado), compartilhamento de pasta e copiar / colar entre host e convidado.

Instalação simplificada

O utilitário de instalação, anaconda, é mais simplificado ao instalar a partir do Fedora Workstation Live

Outras notas

Estas são apenas algumas das melhorias no Fedora 28. O Fedora também lhe dá acesso a milhares de aplicativos de software que nossa comunidade oferece. Muitos desses aplicativos e utilitários também receberam atualizações desde o Fedora 27. Quando você atualiza, você os recebe automaticamente.
O Fedora 28 já está disponível para download.

Comentários

Mais vistas da semana

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Primeiro caixa eletrônico de Bitcoin 100% brasileiro é lançado

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná