Bovinos online: agricultores estão usando inteligência artificial para ajudar a monitorar vacas

SÃO FRANCISCO (AP) - O mundo está preparado para vacas armadas com inteligência artificial?

Não há tempo para refletir sobre isso porque o momento chegou, graças a uma empresa holandesa que se casou com duas tecnologias - sensores de movimento e IA - com o objetivo de trazer o celeiro para o século XXI.

A empresa, Connecterra, trouxe o seu sistema IDA, ou "Assistente do Agricultor de Lácteos Inteligente", para os Estados Unidos, depois de o ter pilotado na Europa durante vários anos.

A IDA usa um dispositivo de detecção de movimento acoplado ao pescoço de uma vaca para transmitir seus movimentos a um programa dirigido por IA. Os dados do sensor, quando alinhados repetidamente com o comportamento do mundo real, eventualmente permitem que a IDA conte apenas com os dados quando uma vaca está ruminando, deitando-se, caminhando, bebendo ou comendo.

Esses indicadores podem prever se uma vaca em particular está doente, se tornou menos produtiva ou está pronta para se reproduzir - alertando o agricultor sobre mudanças no comportamento que poderiam passar despercebidas.

"Seria simplesmente impossível para nós acompanharmos cada animal individualmente", diz Richard Watson, um dos primeiros quatro fazendeiros dos EUA a usar o IDA desde que foi lançado comercialmente em dezembro.

Watson, que é dono do Seven Oaks Dairy em Waynesboro, Geórgia, diz que ter um computador identifica quais vacas em seu rebanho de 2.000 cabeças precisam de ajuda para melhorar a produtividade agrícola em até 10%, o que significaria centenas de milhares de dólares para sua família. .

"Se pudermos provar que essas vantagens existem com o uso desta tecnologia ... Eu acho que a adoção do IDA em uma ampla gama de sistemas agrícolas, particularmente grandes sistemas agrícolas, seria um acéfalo", diz Watson.

A produção de laticínios é apenas uma indústria que se beneficia da IA, que está sendo aplicada em campos tão diversos quanto jornalismo, fabricação e carros autônomos. Na agricultura, a IA está sendo desenvolvida para estimar a saúde das plantações usando imagens de drones e analisando o herbicida entre as fileiras de algodão.

Yasir Khokhar, o ex-funcionário da Microsoft que é o fundador e CEO da Connecterra, disse que a inspiração para a idéia veio depois de viver em uma fazenda de gado leiteiro ao sul de Amsterdã.

"Acontece que a tecnologia que os agricultores usam está realmente desatualizada em muitos aspectos", diz ele. "O que existe é muito complicado de usar, mas a agricultura é uma daquelas áreas que precisam desesperadamente de tecnologia."

A IDA subjacente é a estrutura de programação TensorFlow de código aberto do Google, que ajudou a disseminar a inteligência artificial para muitas disciplinas. É uma linguagem construída sobre o código comumente usado em Python que ajuda a conectar dados de texto, imagens, áudio ou sensores a redes neurais - os algoritmos que ajudam os computadores a aprender. O idioma já foi baixado milhões de vezes e tem cerca de 1.400 pessoas contribuindo com código, das quais apenas 400 trabalham no Google, segundo o gerente de produto Sandeep Gupta.

Ele diz que o TensorFlow pode ser usado por pessoas com apenas matemática no ensino médio e algumas habilidades de programação.

"Estamos continuando esta jornada, tornando mais fácil e fácil de usar", diz Gupta.

O TensorFlow foi usado para fazer tudo, desde ajudar os cientistas da NASA a encontrar planetas usando o telescópio Kepler, até ajudar uma tribo na Amazônia a detectar os sons do desmatamento ilegal, segundo o porta-voz do Google, Justin Burr.

O Google espera que os usuários adaptem o código-fonte aberto para descobrir novos aplicativos que a empresa poderia usar em algum dia em seu próprio negócio.

Mesmo sem inteligência artificial, os sensores estão ajudando os agricultores a manter o controle sobre seus rebanhos.

Mary Mackinson Faber, um agricultor de quinta geração da Fazenda de Laticínios Mackinson perto de Pontiac, Illinois, diz que um dispositivo preso a uma cauda de vaca desenvolvido pela empresa irlandesa Moocall envia a ela um texto quando uma vaca está pronta para dar à luz, então ela pode estar lá para garantir que nada dê errado. Moocall não usa AI - simplesmente envia um texto quando um certo limiar de contrações espinhais na cauda é excedido.

Embora ela chame isso de "ótima ferramenta", ela diz que é necessária a intuição humana para fazer o que é certo para seus animais.

"Há certas tarefas com as quais ele pode ajudar, e isso pode nos ajudar, mas não acho que jamais substituirá o humano."

Comentários

Mais vistas da semana

Sua árvore genealógica com Gramps!

Linux Educacional será distribuído em novos computadores da rede pública do Estado do Paraná

LibreCAD uma alternativa CAD 2D livre

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

Melhore seu Python com um shell interativo