MIT apresenta chip que pode levar aprendizagem profunda ao seu smartphone

Pesquisadores do MIT apresentaram um novo e otimizado chip de computador que tem entre suas pretensões tornar a aprendizagem profunda uma tecnologia mais “móvel”. As informações são do site The Verge. 
O aprendizado profundo, uma abordagem da inteligência artificial que tem ganhado popularidade, demanda tradicionalmente grandes quantidades de processamento computacional e energia. Exige ou uma GPU dedicada e com isso toneladas de energia ou servidores remotos e uma conexão para entregar tarefas complexas via nuvem. 
O novo chip do MIT apelidado de “Eyeriss” poderia resolver esse problema ao permitir que dispositivos móveis realizem tarefas como processamento de linguagem natural e reconhecimento facial sem estar conectado na internet. Em resumo, ele conseguiria tornar portáteis e independentes operações complexas de aprendizado de máquina. 
Nesse sentido, o chip poderia alimentar uma nova geração de smartphones e dispositivos conectados. 
Os pesquisadores dizem que o Eyeriss foi desenhado de uma forma que o torna 10 vezes mais eficiente, o que significa que ele poderia entregar o processamento exigido pelas tarefas complexas de recursos com inteligência artificial sem matar a bateria de aparelhos. 
O time de pesquisa do departamento de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação do MIT apresentou o chip durante o "International Solid State Circuits Conference", em São Francisco, onde eles o usaram para demonstrar uma tarefa de reconhecimento facial. Porém, a equipe não confirmou planos de comercializá-lo.
Fonte: IDGNow!

Comentários

Mais vistas da semana

Linux Foundation lança primeiro Projeto de Infraestrutura Civil basedo em Linux

Alferes Linux - A Plataforma Tecnológica Corporativa da Polícia Militar de Minas Gerais

6 computadores industriais com painel de toque baseados no Raspberry Pi

Mercado de TI do Brasil voltará a crescer em 2017, aponta Gartner

Coleta de digitais será usada para evitar fraudes no Enem 2016